Admin - 8 months ago
Foi aberto oficialmente o ciclo formativo do CITTRANS “Centro e Inovação e Tecnologia dos Transportes” na província do Huambo nesta Sexta Feira 14 de Janeiro do ano em curso.
O acto de abertura foi prestigiado pelo Secretário de Estado dos Transportes Terrestres, Jorge Bengue, em representação do Ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, pela Governadora da província do Huambo Lotty Nolika, pelos Membros do Conselho de Administração do Caminho de Ferro de Benguela, quadros do Ministério dos Transportes, autoridades eclesiásticas, tradicionais, e sociedade civil.
Ao tomar a palavra em gesto de boas vindas, o Presidente do Conselho de Administração do Caminho de Ferro de Benguela, António Cabral, agradeceu a presença de todos e disse que a construção do Centro de Inovação e Tecnologia dos Transportes é uma aposta acertada do Governo de Angola, tendo em conta que vai conferir aos jovens ferramentas necessárias para sua formação e dar respostas as exigências do mercado pela falta de quadro em alguns sectores. Disse também, que o Caminho de Ferro de Benguela vai continuar a apostar na formação, por formas a responder em tempo útil os novos desafios que se avizinham.
Por sua vez a Governadora do Huambo Lotty Nolika, disse que a abertura do Centro de Inovação e Tecnologia dos Transportes na província do Huambo, representa um passo importante para o sector dos transportes, pois que investir na formação é investir no crescimento do homem e no crescimento da sociedade, neste sentido a província do Huambo fica reforçada com mais uma instituição académica que vai conferir aos jovens mais uma opção de formação e competência técnica. A Governadora apelou na ocasião aos presentes no sentido da preservação do património, para que sirva para as próximas gerações.
A Directora dos Recursos Humanos do Ministério dos Transportes, Paula Cristina de Araujo, afirmou que o Centro de Inovação e Tecnologia dos Transportes, é uma instituição de educação e Formação Profissional, enquadrada no Sistema de Educação e no Sistema Nacional de Formação Profissional do Ministério da Administração Pública Trabalho e Segurança Social. Durante o funcionamento do centro serão ministrados cursos como mecânica geral, monitores de via, condutores de transportes, higiene e segurança no trabalho, eletrónica analógica digital, energia e instalações elétricas, só para citar alguns, sendo que os cursos terão certificação Nacional.
O Secretario de Estado dos Transportes Terrestre, Jorge Bengue, em representação do Ministro dos Transporte Ricardo de Abreu, afirmou que reabilitação dos três Caminhos de ferro, nomeadamente de Luanda, Benguela e Moçâmedes, fazem parte do programa do Governo, com objectivo das empresas poderem formar seus quadros e demais interessados.
Os centros vão integrar a uma rede de centros de formação que fazem parte do Ministério dos Transportes, uma aposta forte na dinamização e melhoria do capital humano, com qualidade e o bem-fazer dos quadros do sector.
O Secretario de Estado dos Transportes Terrestre, disse que o centro não é exclusivo para formar apenas pessoal ligado ao Ministério dos transportes, vai servir também para cidadão que não sejam funcionários do Ministério dos Transporte desde que se mostrem interessados.
Durante a cerimónia foi entregue a licença do Centro Inovação e Tecnologia dos Transportes ao Presidente do Conselho de Administração do Caminho de Ferro de Benguela, um acto solene que atribui ao centro o seu real estatuto.