info@cfb.ao

+244 921 48 56 58

SECRETÁRIO DE ESTADO DOS TRANSPORTES TERRESTRES CONSTATA DE PERTO O FUNCIONAMENTO DO CFB

Notícias

Admin - 8 months ago

O Secretário de Estado dos Transportes Terrestres, Jorge Bengue, deslocou-se à província de Benguela, para constatar de perto o funcionamento do Caminho de Ferro de Benguela, com maior destaque para analisar a entrada em circulação das Unidades Multiplas Diesel.

Em conferência de imprensa, na cidade do Lobito, Jorge Bengue afirmou que existe uma grande demanda de passageiros para diferentes destinos ao longo da linha férrea, como o Huambo, Bié e Moxico, e o Camimho de Ferro de Benguela deve criar condições para garantir com que os passageiros possam realizas as suas viagens de forma segura e comoda. Segundo o Secretário de Estado, foram já identificados alguns problemas que têm a ver com recuperação da frota, principalmente carruagens.

“O CFB é uma empresa que vive dos subsídios operacionais do Estado, pelo que deve melhorar os seus serviços de arrecadação de receitas, ao ponto de começar a caminhar para a sua própria autonomia”, defendeu o Secretário de Estado.

Para reverter o quadro, Jorge Bengue adiantou que os Ministérios dos Transportes e das Finanças estão a trabalhar para dar suporte aos investimentos planificados para este ano, para melhorar os serviços da empresa.

Referiu-se, por outro lado, sobre as Unidades Múltiplas Diesel, chegadas a Benguela em meados de 2020, mais adaptadas para o Turismo, porém a sua entrada em circulação, segundo ele, está a depender de alguns trabalhos, nomeadamente nas oficinas e alguns ajustes que têm de ser feitos nalgumas plataformas das estações, mas garantiu que nos próximos três à quatro meses esses serviços estarão a disposição da população.

“O transporte de passageiros no troço Lobito/Benguela, usando esse tipo de serviço, vai libertar os comboios mais pesados para o serviço interprovincial, de longo curso”, realçou.

Jorge Bengue afirmou ainda que o transporte de passageiros do Lobito ao Luena precisa de ser mais divulgado e coordenado com o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, “por ser um serviço bom, confortável e seguro e que pode atrair e promover o turismo interno que o país tanto necessita”.

Questionado sobre o ramal a ser construído na localidade de Luacano, junto a fronteira entre a Zâmbia e Angola, para facilitar o transporte de mercadorias daquele país vizinho, o secretário afirmou que o processo está em curso.

“Temos um constrangimento financeiro que impede de realizar este projecto com fundos públicos mas, ainda assim, ele consta da estratégia do plano das parcerias público-privadas que o Ministério da Economia está a coordenar, numa perspectiva de se conseguir um parceiro privado, que em conjunto com o Governo possa efectivamente realizar este investimento", disse.

Jorge Bengue visitou algumas instalações do CFB, nomeadamente as oficinas, o hospital e o Centro de Controlo de Circulação onde pode constatar questões de segurança que estão ligadas ao controlo da circulação e operação dos comboios.

Na ocasião, apercebeu-se sobre a interacção, em tempo real, do operador da sala de operações com o maquinista e o chefe da estação, de forma a controlar todo o processo de circulação, incluindo a velocidade do comboio.

Comentários(0)